[Cascavel-pm] "Carregar" session id.

Quinta Janeiro 31 11:06:17 PST 2008

2008/1/31 Agnaldo Macedo <agnaldo em starweb-software.com.br>:
> SAP esta migrando/migrou parte do seu ERP para usar Flexna camada de
> interface.
>
> A Datasul esta migrando (já esta em beta) o seu ERP (EMS).
> Não só os módulos que usavam interface HTML, mas também os usam interface
> gráfica em cliente/servidor.
>
> A Oracle, por exemplo, foi outra que escolheu o Flex como camada de
> interface. A mais nova versão do Oracle CRM usa interface em Flex.

Você acabou de citar 3 ótimos motivos para eu ficar mais longe ainda
do Flex do que eu queria anteriormente.

O SAP é uma porcaria tremenda que só quem já usou sabe. Tem APIs
infernais e usabilidade que é um lixo (os usuários só conseguem
utilizar com eficiência porque são treinados para decorar códigos de
operação). É o tipo da coisa que só é implantada em uma empresa porque
a alta diretoria (às vezes em outro país) mandou. Custa caro e piora a
vida de quem realmente trabalha com o sistema.

Não sei sobre os ERPs mais modernos, mas já trabalhei com um ERP
antigo da Datasul chamado SAIB que era outra porcaria tremenda. Mas
ele tinha cara de ter sido escrito pelo menos 20 anos atrás, então eu
dou um desconto. Mas pelo que eu conheço da empresa, ela não é do tipo
que se orgulha do seu primor tecnológico mas, sim, da sua capacidade
de negócios.

Por fim, as ferramentas de desenvolvimento da Oracle sempre foram as
piores do mundo (feitas, obviamente, em Java). Nem o instalador do
Oracle funcionava direito na última vez que eu trabalhei com isso
(Oracle 8i). As ferramentas era tenebrosas de ruins. E eram lentas e
pesadas porque eram feitas em Java. Eles trocaram um mal pelo outro.

Se você quer saber o que é uma boa tecnologia de verdade basta você
ver o que esse tipo de empresas *não* está usando.

Agora, se você quer ganhar dinheiro vendendo produtos que promovem a
sinergia e agregam valor aos processo corporativos das empresas
modernas, maximizando o retorno sobre investimento reduzindo o
time-to-market de seus produtos. Bem, talvez deva se interessar mais
por isso mesmo. ;-)

Eu particularmente prefiro desafios técnicos. Não que eu os tenha
tanto assim hoje em dia. Mas é muito mais do que quando eu trabalhava
com esse tipo de coisa.

-Nilson Santos F. Jr.