[Cascavel-pm] "Carregar" session id.

Quinta Janeiro 31 06:56:22 PST 2008

eden wrote:

> [...]
> open source. O komodo é só um editor bonitinho com algumas
> ferramentas integradas. Ou seja, você pode desenvolver e implantar
> uma aplicação em ambiente de produção sem ter que pagar 1 centavo à
> active state. Eu ainda prefiro vanilla/strawberry perl porque li em
> algum lugar na lincesa da distribuição da active state que ela não
> pode ser empacotada e distribuída junto com o seu software, posso
> estar enganado. No meu ponto de vista como desenvolvedor isso só me
> atrasa porque a distribuição fica menos conveniente pro cliente.

Você está certo sobre esta parte. A distro da Active State não é muito
conveniente para ambientes de produção.

> Fora isso tenho uma tendência a não gostar de shockwave flash,
> principalmente porque as aplicações flash não são stateless, ou seja,
>  eu não posso criar um link prum determinado estado da aplicação e
> colar neste email, ou criar um bookmark, ou incluir aquele estado em
> outra aplicação, eu preciso falar "abre este link depois clica aqui,
> aqui e aqui".

Bom, devagar com o andor, agora... :)

Ser ou não ser "stateless" não fede nem cheira, para mim.
O que você está pedindo é ainda um outro feature, a possibilidade de
criar uma "URL" (que pode sim conter o estado da aplicação, por que
não?) e colar ela de volta.

Eu acho que você pode conseguir isso, mas tem de implementar seu flash
para suportar isso. Claro, a facilidade de desenvolvimento de "interface
gráfica" faz o flash ser (para mim) o "VB da Internet": tem um monte de
moleques que acham que sabem programar por que escrevem umas linhas de
macro-instruções no flash que faz "mágica" e mexe uns desenhinhos na
página...

O que, obviamente, está muito longe de ser engenharia de software.

Mas o principal é que eu penso que você pode encontrar aplicações
state-full em flash, sim, Eden. O problema é que elas são - assim como
as boas aplicações escritas em VB - raridade.