[Cascavel-pm] Declaracao de variaveis

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Quarta Janeiro 16 06:36:22 PST 2008

> Estou usando a biblioteca use Getopt::Std;
> so que quando eu nao entro com a opcao -i no caso, ele da esse erro:
>
> Use of uninitialized value in string

Patty,

Isso não é um "erro"; é um "warning".

Significa que você está usando a diretiva "use warnings" (o que é
muito bom!) e o perl está tentando te ajudar a eliminar problemas em
potencial.

Para obter uma explicação mais precisa dos warnings, você pode incluir
a seguinte linha:

  use diagnostics;

Com relação à pergunta inicial:

> eu sou obrigada a inicializar variaveis??

Você não é obrigada, mas esta é considerada uma boa prática.

Uma alternativa é testar se uma variável foi definida, com a função "defined":

    if (defined $foo) {
        # ...
    }

[]s

Nelson

--
Nelson Ferraz

Free Software Foundation Associate Member #3203
Projeto Software Livre Brasil (www.softwarelivre.org.br)
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital