[Cascavel-pm] Mercado Perl

Quarta Fevereiro 27 08:54:25 PST 2008

2008/2/27 Felipe R. Ferreira <tux7 em linuxmail.org>:
>     Minha intenção é conhecer a opinião/sugestão da comunidade. O que sugerem?
>     Realmente não existem desenvolvedores no mercado?

A verdade nua e crua: não existem desenvolvedores capacitados em Perl
no mercado em número suficiente para projetos grandes a não ser que
você queira contratar desenvolvedores experientes (que cobram mais
caro e não são apropriados para certos tipos de tarefas).

Contudo, a solução é muito simples e eu me impressiono em como as
pessoas são cegas para ela. Um desenvolvedor bom é um desenvolvedor
bom, não importa o que ele já sabe. Se ele é bom, ele aprende. E se
ele não quiser aprender, esse não é um bom sinal porque, em geral,
bons profissionais querem sempre mais conhecimento.

Para achar um bom candidato simplesmente contrate alguém que consiga
demonstrar que tenha aprendido a programar antes de entrar na
faculdade - eu nunca conheci alguém assim que fosse ruim (quer dizer,
com exceção de alguns desenvolvedores VB/ASP mas esses não contam). Se
for alguém que tenha aprendido a programar em C, são pontos a mais. Se
for em ambiente Linux, pontos a mais. Se for alguém que saiba Python
de verdade e esteja dispostos a aprender Perl, nem precisa de
continuar a entrevista.

Mas, enfim, a verdade é essa. Se você precisa de baixo custo e não
pode arcar com despesas de treinamento, não inicie um projeto em Perl.
Vai faltar gente. Isso é um fato e eu já vi acontecendo mais de uma
vez. Agora lembre-se que você tem o que você paga. E, no final das
contas, você vai possivelmente gastar mais no final das contas
contratando profissionais de nível mais baixo.

-Nilson Santos F. Jr.