[Cascavel-pm] script cgi de longa execucao

Domingo Fevereiro 10 02:48:32 PST 2008

Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Eu não tenho certeza do que estou falando, mas não seria possível
> utilizar Ajax para fazer um callback quando a operação demorada
> acabar e atualizar a janela do browser?

A essência da idéia é boa, Alceu. Mas call-back, por definição, implica
que o programa rodando no cliente aceite conexões vindas da internet
(presumivelmente do lugar certo). Os papéis invertidos vão contra o
modelo básico de cliente-servidor, neste caso. Mas isso é uma questão
mais de filosofia do que de computação, eu diria...

É mais simples ter um "call forward" - um ajax que chama pelo status no
servidor de tempos em tempos, de uma maneira assícrona, e exibe os
resultados do progresso do trabalho para o cliente.