[Cascavel-pm] tem uma ferramenta grafica para perl?

Segunda Dezembro 1 11:21:15 PST 2008

2008/12/1 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
> Eu não sei o que é que você faz da vida para achar que eu ou qualquer outra
> pessoa aqui ia ser desleixado e tolo o bastante para tentar desenvolver
> qualquer coisa que seja no ambiente de produção.

Se isso é ser desleixado e tolo... me dá um daqueles chapeuzinhos de
"Dunce" pra eu sentar no canto da sala.
Eu já fiz isso diversas vezes.

Obviamente, *meus* sistemas normalmente não precisam disso. Mas eu já
fiz isso enquanto dava manutenção de emergência em sistemas dos
outros. E, sinceramente, eu duvido que você não tenha feito esse tipo
de coisa, não só uma, mas diversas vezes.

Além disso, em ambientes assimétricos (servidores de produção rodam
OS, bibliotecas, versões diferentes dos servidores de desenvolvimento,
por exemplo) também acontecem problemas somente no ambiente de
produção. É bem mais produtivo isolar um dos servidores e "debugar" lá
mesmo, do que ficar tentando inferir o que está de errado olhando pelo
lado de fora, ainda mais se o problema for grave e tudo já estiver
fora do ar mesmo.

Enfim, é óbvio que essas situações *não deveriam* acontecer. Mas
acontecem, muitas vezes, sem depender de nós.

Não estou defendendo que isso seja uma boa prática, é uma péssima
prática. Mas quando um cano da sua casa estoura, se você conseguir
tampar o vazamento com um pedaço de chiclete, aquilo vai ser melhor do
que nada até ter tempo de  realmente consertar o cano. O importante é
lembrar que essas "soluções" são como o chiclete no encanamento: é
algo feio (eu diria até mesmo nojento) e temporário.

-Nilson Santos F. Jr.