[Cascavel-pm] tem uma ferramenta grafica para perl?

Segunda Dezembro 1 11:00:41 PST 2008

2008/12/1 gilmar <gilmarmoretto.mp em gmail.com>:
> E  perguntei por desconhecimento mesmo, embora sendo um usuário de slackware
> por anos, perl para min é muito novo e tenho dificuldade para entender onde
> está os erros conforme vão aparecendo. Portanto estou bem adaptado ao
> konsole com seus emas e elvis  mas só estava procurando algo que me
> indicasse onde está o erro em um script.

Não existe nenhum problema em querer utilizar outras coisas além de
vim ou emacs. Eu programo há diversos anos e não gosto de nenhum dos
dois (apesar de saber usar o vim sem problemas e costumar, inclusive,
utilizá-lo para outras coisas). Eu não sou tão produtivo no vim como
sou com outras ferramentas. Em especial, sinto o mesmo problema que
você: faltam abas. Abas de verdade - eu sei editar múltiplos arquivos
no vim simultâneamente (inclusive, com diversos buffers dentro da
mesma tela) e, inclusive, sei que dá pra ter algo "similar" a abas, em
que os nomes dos arquivos aparecem e você pode clicá-los. Mas não é a
mesma coisa.

Minha recomendação pessoal é que utilize um editor de texto gráfico
mais simplificado, que não seja uma IDE, mas que tenha tudo que seja
necessário. Quando estou no Linux, costumo usar o Kate (do KDE). No
Windows, eu utilizo um editor chamado EditPlus 2.

Caso você realmente uma IDE pra Perl, a única escolha sensata é o
Komodo. Tem o Eclipse com o plugin EPIC, mas... bem, eu não gosto do
Eclipse.

Essa coisa de usar vim/emcas dar mais produtividade é meio míope.

Qualquer editor que tenha os seguintes recursos acessíveis facilmente
(atalhos de teclado) vai ser pelo menos 95% tão produtivo quanto
qualquer outra alternativa: find/replace com expressões regulares,
goto line, syntax highlighting e edição de múltiplos arquivos
simultâneos. Pra quem gosta, autocomplete também é bom (eu não gosto).

Na verdade, a única coisa que eu sinto falta do vim quando estou em
outros editores é de dar "dd" e apagar uma linha inteira. Home,
Shift+End, Delete são 2 keystrokes a mais.

-Nilson Santos F. Jr.