[Cascavel-pm] [OT] Evento FISL - LONGO

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Sábado Abril 19 13:41:18 PDT 2008

Ola pessoal, depois de perder dois backups sobre a minha proposta de backup
e aos cacos (ou só a capa da gaita, como dizem por aqui) por dormir de
madrugada e acordar bem cedo segue o meu relato sobre o evento.

Antes de mais nada o FISL estava lotado, boa parte das palestras no qual eu
estive estavam lotadas, e o nível das palestras se mantiveram na média dos
demais anos. É possível observar apresentadores com bons conhecimentos, mas
com dificuldade de expressar estes conhecimentos o quê diminui
consideravelmente a extração de alguma informação útil.

Mas teve coisas que me chamou bastante atenção, e que me fez pensar sobre o
nosso futuro, sendo elas :

* Representatividade
Nem Java, nem PHP, o que ví aqui foi uma explosão de Python e Ruby. As
palestra de "Ruby on the Rail" tinham gente "saindo pelo ladrão". PHP com o
público cativo e volumoso. Teve hora que eu até pensei estar no 'PyCon',
tamanho a quantidade de palestras de Python, direta ou inderetamente.

Isto se deve a dois fatores, eu acredito. Primeiro é que estas comunidades
estão bastante animadas e participativas, e a outra é que eles conseguiram
emplacar muitas apresentações de soluções, que por acaso utilizam estas
linguagem.

Conversei com algumas pessoas, e tive a informação que APENAS 5 pessoas
postaram proposta na trilha de Perl. Fui uma delas, e tive a alegria de ter
a minha proposta de desenvolvimento em Perl aprovada e a tristeza de logo
depois tê-la cancelada, isto porquê eu já estava palestrante em sysadmin.
Mas isto mostrou, para mim pelo menos, que o problema do Perl não está em
algum 'preconceito' com a linguagem, e sim na pouca participação da
comunidade.

* Divulgação pela solução aplicada e prática
Ruby e Python usaram a estratégia de mostar soluções/produtos práticos, e
NÃO a linguagem em sí. Percebí que precisamos repensar a nossa estratégia de
'marketing'. Todo mundo sabe que Perl é a ferrari para parse de documentos,
regex e outras coisas, então falar sobre isto já é chato e pouco
"envolvente".

* Empolgação, renovação e jovialidade
Ví a comunidade ruby e python bem empolgada e participativa, e até
contagiante (na minha opnião). Ví a renovação, principalmente no python. Ví
garotos e garotas, que ví sendo introduzido ao python no fisl 6/7 e neste
fisl ministrando palestras de alto nível e para auditório lotado.... aí eu
pensei "O quê está ao meu alcance para NÃO ficar como os programadores Cobol
?"

* Perl não morreu
Apesar de nem o Randal falar de Perl, as palestras que tinham perl como
linguagem base estavam com bom público. Com o YAPC a aceitação foi média e
eu realmente credito isto a uma problema que o Lorn já me chamou a atenção e
consegui observar aqui na plenitude. Ninguém sabe e nem tem idéia do que é
YAPC::*, então isto não chama a atenção, ou pior, fica realmente com a cara
do perl, ilegível aos olhos dos pobres mortais.

__FIM__