[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 08:39:25 PDT 2008

2008/4/7 Eden Cardim <edencardim em gmail.com>:
>  Porém tem um detalhe, as vagas de trabalho não são apenas nas empresas
>  de inovação. O mercado de TI vem crescendo exponencialmente e por isso
>  sempre tem espaço pra todo mundo. O fato de Ruby e Python estarem
>  crescendo não significa que Perl está perdendo espaço, só significa
>  que agora a concorrência pelo espaço recém-criado ocorre com mais
>  linguagens do que antes. Agora, o mercado de TI não vive só de
>  inovação, para haver novidades, as tecnologias maduras e
>  bem-estabelecidas precisam estar funcionando bem para que as coisas
> [...]

Sim, claro. É fácil prever que mesmo se ocorrer da linguagem entrar em
desuso de vez, ainda assim existiria trabalho. Basta ver que até hoje
existe trabalho para desenvolvedores COBOL. Mas eu não queria que Perl
fosse o COBOL do futuro. ;-)

Perl é parte de diversos projetos de inovação. Basta ver as coisas da
SixApart, por exemplo. Perl é bastante adequada para isso - mais que
as outras, na minha opinião. Não existem razões técnicas que impeçam
Perl de estar mantendo tudo funcionando por trás da cortina *e* na
frente dela.

Eu costumo ver uma atitude de desprezo em relação aos "aplicativos web
2.0" na comunidade e eu fico me perguntando se isso simplesmente não é
uma saída pela tangente para evitar o assunto que deveria ser tratado:
porque Perl não está tão presente quanto poderia estar nessa área?

Porque o Google utiliza Python bem mais que Perl sendo que ambas são
linguagens com características bastante similares (apesar de existir
uma certa "rivalidade" entre as comunidades) e aplicáveis à mesma
classe de problemas? Não acho que ninguém possa dizer que o Google é
apenas uma empresa que faz esses "aplicativos web 2.0" ou, muito
menos, desmerecer as pessoas que trabalham lá.

Não dá pra dizer que essa área é desinteressante ou qualquer coisa
assim. Sejam aplicativos de visão computacional ou sistemas de
billing, hoje em dia vai ter um aplicativo web 2.0 pra isso. Então tem
pra todos os gostos.

Eu acho que esse é o tipo de resposta que deveríamos procurar. Algo
que não está inovando, está em decadência.

-Nilson Santos F. Jr.