[Cascavel-pm] lidando com UTF-16LE

Alceu Rodrigues de Freitas Junior glasswalk3r em hotmail.com
Quinta Setembro 20 12:07:38 PDT 2007

Olá monges,

Estive lutando com um inconveniente ao lidar com arquivos em UTF-16LE com ActivePerl. Ao que parece, o BOM que fica no início do arquivo não é algo que o Perl consiga lidar internamente. Ao ler arquivos codificados eu sempre recebo a seguinte mensagem:

"Wide character in print at"

Olhando o arquivo em um editor hexadecimal eu vejo que o culpado realmente é o "fffe", que indica que o arquivo está codificado como "Little Endian" (o "LE" do UTF-16).

Eu achei esse link aqui que possívelmente oferece uma solução:
http://www.nntp.perl.org/group/perl.unicode/2005/09/msg2906.html

Mas achei um saco, porque teria que sair alterando meus scripts.

Alguém conhece alguma maneira menos trabalhosa de resolver isso? Estou usando ActivePerl  5.8.8 (built for MSWin32-x86-multi-thread).

[]'s
Alceu