[Cascavel-pm] [Spam] Re: [Spam] Re: PrincipaisContribuidoresCascavelPM

Segunda Maio 28 10:14:36 PDT 2007

On 5/28/07, Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com> wrote:
> Se você acredita que separar a declaração do seu uso de uma variável
> torna seus scripts mais legíveis... vá em frente.

Isso normalmente é hábito repassado por programadores antigos. Em
versões antigas de C e acho que em Pascal também (além de linguagens
como Fortran 77) era necessário que as variáveis fossem todas
declaradas no início de uma função ou até mesmo dentro de um bloco de
declaração de variáveis.

Com isso, muitas pessoas costumam repassar o meme de que declarar as
variáveis todas em um bloco só é mais legível. De fato, para essas
pessoas realmente deve ser. Contudo, elas devem ser instruídas que
este comportamento não é mais adequado ao dia de hoje. Em linguagens
mais voltadas para performance, como C, a declaração de variáveis deve
ser feita o mais perto possível de onde ela será usada. Mesmo em um
loop, se o corpo do mesmo for grande e a variável utilizada muitas
vezes, talvez exista um ganho de performance ao colocar pra dentro do
bloco, apesar do tempo de alocação e dealocação (mas, realmente, em C,
normalmente a diferença entre alocar dentro e fora é mais notável, mas
então, que declare a variável *logo antes do loop*, se visa
performance).

> Eu pessoalmente discordo: as variáveis deveriam ter o menor escopo
> necessário, para que nós possamos "esquecer" delas onde não são
> necessárias.

Exatamente. Aplicar o conceito de escopo corretamente é extender o
conceito de eliminação de variáveis globais, o que é bom, em geral.

-Nilson Santos F. Jr.