[Cascavel-pm] [Spam] Re: [Spam] Re: PrincipaisContribuidoresCascavelPM

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Segunda Maio 28 07:31:28 PDT 2007

> Bom, você pode ter problemas de desempenho alocando essa variável
> em cada iteração, se o array ficar muito
> grande.

Esta não é uma justificativa muito boa, pois, em geral, o tempo de
alocar e desalocar a variável tem um impacto muito menor do que
*qualquer outra coisa* que você faça a seguir.

No exemplo em questão, onde temos uma chamada realmente lenta dentro
do loop, pode-se dizer que este tempo é desprezível.

> Mas a questão é mais por organização(claro que isso depende do seu
> ponto-de-vista também), mas eu
> pessoalmente prefiro alocar as variáveis que eu vou precisar no
> início da subrotina, onde(para mim) fica mais
> fácil encontrar e porque costumo reservar esse espaço para fazer
> comentários nas minhas variáveis, ao invés de
> espalhar os comentários pelo código.

Este é um hábito que você deveria rever.

Declare as variáveis no menor escopo possível, de forma que elas não
sejam usadas por mais tempo do que o necessário (tanto do ponto de
vista do computador, quanto do programador -- ao restringir o escopo,
você deixa de se preocupar com os efeitos colaterais de uma variável).

Em resumo:

Não ajuda em termos de performance, e prejudica em termos de
organização.