[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Segunda Maio 14 09:07:45 PDT 2007

On 5/14/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Uhg. Bom, meu webdesigner agora está trabalhando exclusivamente
> com CSS, e ele programa o CSS de antemão, e faz ajuste fino depois. O
> pessoal que gera páginas aqui não inclui nenhum tipo de formatação, e
> raramente precisa de subterfúgios sujos como atributos "class",
> "style" e "id" nos tags. A maior parte do tempo, o Mago do CSS que
> trabalha com a gente consegue dizer onde e o que renderizar apenas
> selecionando os atributos que ele enxerga.

Os atributos class e id não são "sujos", o atributo style, sim, é um problema.
A utilidade do atributo class é indicar o que é exatamente aquele nó,
um significado semântico, aí na sua stylesheet ou no seu código em
JavaScript você pode selecionar as coisas de maneira semântica,
exemplo:

  <ul class="users">
    <li class="user">
    </li>
    <!-- etc -->
  </ul>

Dessa forma, se você quer colocar estilo em todos os usuários, aonde
quer que eles estejam, você pode fazer um seletor genérico. Cada
por acaso no seu JavaScript você quiser buscar todos os nicknames dos
usuários, você pode fazer uma busca de maneira direta e muito mais
compreensível, através dos métodos getElementsByClassName() que
qualquer toolkit JavaScript vai te fornecer (e que deveria ser do
padrão).

De fato, um HTML sem atributos class (e, em menor grau, também válido
para atributos id) é um sinal de um código mal estruturado, em que o
código JavaScript vai ter de confiar no posicionamento explícito dos
nós (aquelas maravilhas de pegar o 3o. filho, do 2o. nó da 4a. <div>
da página).

Esse é o tipo de coisa webdesigners tradicionais têm dificuldade de
tratar. O ideal mesmo é conseguir alguém que seja um bom desenvolvedor
*e* tenha boas habilidades de design e senso estética - o que é algo
raro, mas existe.

E se você está desenvolvendo qualquer aplicação "web 2.0" (como eu
odeio essa buzzword), é impossível deixar a cargo de um webdesigner
que não seja desenvolvedor para realizar a implementação de fato,
porque ele não vai saber como contornar os problemas para fazer a
página funcionar no IE6, IE7, FireFox e Safari, que às vezes são hacks
de CSS, às vezes são work-arounds via JavaScript, em alguns casos
raros você tem que inserir elementos a mais e assim por diante.

Eu posso estar errado, mas duvido que qualquer desses sites modernos
tenha sido de fato implementado por um designer. Acredito que os
designers sejam responsáveis por conceitualizar o desenho, fazer as
imagens necessárias, determinar esquema de cores, etc. Mas colocar pra
funcionar mesmo, o cara tem que ser um desenvolvedor, mesmo que seja
um híbrido designer-desenvolvedor.

-Nilson Santos F. Jr.