[Cascavel-pm] Iniciando com o Catalyst

Segunda Maio 14 06:35:23 PDT 2007

On May 14, 2007, at 2:19 PM, André Garcia Carneiro wrote:
> O problema não é com placeholders, o problema é com as estruturas
> de laço, e com o acesso aos dados. Coisas do tipo
>
> [% FOREACH links IN webpages %]
>

> [%page=links.url%]
> .
> . <!-- Um montão de HTML ou o que seja, aqui.... -->
> .
>
> [%END%]
>

> Esse tipo de coisa deixa os webdesigners desesperados, experiência
> própria!!
> Eles preferem algo do tipo
>
> <!-- loopMEUBLOCO -->
>
> <!-- MEUBLOCO --> <!-- E coisas do tipo -->

   Resolve isso com [% INCLUDE %] e [% PROCESS %]. Expõe o mínimo
possível do teu código de visualização dentro do HTML.

> Então seus webdesigners não são de nada, e o seu patrão não tem
> conhecimento nenhum sobre o que cada um deveria
> estar fazendo. Uma equipe que trabalha com webdesigners e
> desenvolvedores deveria saber separar essas coisas, e
> deveria saber também que ambas as partes(programadores e  web
> designers) devem ter tanto noções de
> programação(para os webdesigners), quanto noções de HTML, CSS,
> imagens(para os desenvolvedores), é uma questão
> de bom-senso.

   Não é apenas "bom-senso", lamentavelmente. Não é algo que se possa
dizer "intuitivo" por que a média das pessoas não consegue ver
exemplos palpáveis disso. Tenta dar um exemplo palpável, do dia-a-
dia, sem falar de computadores, e você vai ver que as respostas
voltam a ser conforme esperado...

> O pessoal do JAVASCRIPT deve ficar 'feliz' pra caramba. :-D

   Eles tentam, mas se explodem o tempo todo.

> Bom, não sei o que vocês andam fazendo, mas acho difícil não ter
> que lidar com detalhes como 'id', 'name' etc.
> nos nas 'tags' HTML, já que você precisa disso necessariamente para
> manipular atributos através do   CSS e,
> principalmente JAVASCRIPT.

   É mais simples do que parece, mas todas as seleções ficam relativas.
   O "Mago" do CSS aqui é que entende destas coisas. Eu não consigo
olhar para o CSS e dizer "isto se aplica aqui", ou "este trecho torna
este parágrafo do conteúdo bold, itálico e de outra cor".

> Desenvolvedores PHP normalmente são designers 'metidos' a
> programadores. Eles mesmos gostam de resolver essas
> questões(pelo menos é o que eu tenho visto por aqui).

   É... eu conheço o tipo.
   Você tem razão.
   E, normalmente, por que a linguagem facilita, eles fazem as
maiores cagadas achando que estão tornando o mundo mais fácil e
intuitivo.