[Cascavel-pm] MVC e WxPerl, agora sobre MVC mesmo, não sobre DBI (Re: MVC e WxPerl)

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Sexta Maio 11 07:05:08 PDT 2007

Sex, 2007-05-11 às 16:34 +0300, Alceu Rodrigues de Freitas Junior
escreveu:
> Como o programa poderia fazer lazy instantion nesse caso? A tabela já
> é exibida na inicialização do programa (e não vejo muito motivo para
> não fazer isso) e o conteúdo da tabela só é alterado com o usuário
> entra com uma query e pressiona o botão.

Pense apenas que a sua consulta nesse momento retorna 10 linhas, imagine
o que acontece numa consulta que retorna 1 milhao?

> O problema de Gtk2 é que ele tem cara de Gtk2. O WxPerl tenta emular o
> ambiente gráfico disponível, o que deixaria um usuário mais
> confortável (eu acho, esse é um conceito meio vago no final das
> contas).

Gtk2 no windows usa o win32. O Gaim no windows não tem a cara de gtk...

> A grosso modo, acho que desenvolver interfaces gráficas com Perl
> simplesmente é mais difícil do que comparado com outras linguagens de
> programação como Visual Basic, Delphi ou mesmo Java, por conta das
> ferramentas que essas linguagens já tem disponível para efetuar esse
> trabalho (e versões atuais auxiliando o uso de MVC).

Hmmm, falando como alguém que já usou Delphi, progamou muito em Java
Swing e já fez algumas coisinhas com Gtk2, acho sinceramente que Gtk2
+LibGlade é tão fácil como qualquer uma delas.

O que você não prestou atenção foi ao "lib" do libglade. Usando o
libglade você não precisa de geração de código de jeito nenhum, você lê
o xml do glade em runtime e ele te dá as referências para os objetos.
Muuuuuuuito simples de usar e de manter.

daniel