[Cascavel-pm] Linguística, ferramenta principal da Engenharia de Software... [Was: [OT] Uso de Template]

Marco Aurélio (MACAÉ) marcoaureliomacae em gmail.com
Quinta Maio 10 13:13:32 PDT 2007

Em 10/05/07, Luis Motta Campos<luismottacampos em yahoo.co.uk> escreveu:
> On May 10, 2007, at 1:01 PM, Eden Cardim wrote:
>   Como um dado adicional, eu tive muitos problemas com comunicação
> (ou a falta dela) em projetos "pequenos", também...

Boa tarde, Caros(as) Amigos(as) em Perl Mongers,

Complementando sobre a importância da lingüística para a Engenheira de
Sistemas, segue explicação do dicionário Aurélio Século XXI:

[Do francês linguistique.]
S. f. E. Ling.
1. A ciência da linguagem. O estudo da linguagem (8), da gramática das
diferentes línguas, de sua história, bem como da aplicação dos
resultados obtidos na solução de problemas práticos.

• Lingüística aplicada.  E. Ling.
1. Ramo da lingüística voltado para a solução de problemas, como, p.
ex., aqueles que se apresentam no ensino de línguas.

• Lingüística descritiva.  E. Ling.
1. Ramo da lingüística que investiga os fatos de línguas particulares.

• Lingüística educacional.  E. Ling.
1. Lingüística aplicada ao ensino e à aprendizagem de línguas.

• Lingüística estrutural.  E. Ling.
1. Gramática estrutural.

• Lingüística geral.  E. Ling.
1.  Ramo da lingüística que procura estabelecer os princípios gerais
da linguagem humana e sua realização em línguas particulares.

• Lingüística histórica.  E. Ling.
1. O estudo da evolução das línguas; gramática histórica.

• Lingüística neurológica.  E. Ling.
1. V. neurolingüística.

• Lingüística quantitativa.  E. Ling.
1. Ramo da lingüística que, com o auxílio de técnicas estatísticas,
estuda a freqüência e a distribuição de dados, ger. com base num
extenso corpus.

Espero ter ajudado, obrigado a todos(as)  :-)

Abraços fraternos na luta pela Justiça, Paz e Ecologia,
Marco Aurélio (MACAÉ)
Comunidade de Perl Mongers do Recife (PE)