[Cascavel-pm] [Bulk] Re: Dúvida

Terça Março 27 08:19:23 PDT 2007

Champs...

Talvez ele não saiba onde estão essas coisas. É esse o problema? Se for, pergunte.

Roan, você precisa entender as duas coisas mais chatas no mundo são:

Fausto Silva(apresentador de TV - sério... eu não suporto esse cara!);
Instalar o DBD::Oracle(obviamente vc tem que instalar o client do Oracle antes).

:D

Fora a piada sem graça, antes de instalar o Oracle você precisa ter certeza que o ambiente que você configurou
está correto. Acredite, se o ambiente estiver correto a chance da instalação não funcionar é muito, mas muito
remota mesmo!

Não sei que Linux você está usando(não prestei atenção nesse detalhe dos post), mas eu tive que instalar esse
monstrinho no Slackware. No final cheguei a conclusão que o problema também era com variáveis de ambiente.
Resolvi o problema setando as variáveis de ambiente em um script de configuração da minha aplicação. Para mim
resolveu.

Como o Champs disse, não adianta você mandar o seu bash profile. As variáveis precisam estar setadas para o
usuário oracle. Para verificar isso, é só se logar como o usuário oracle e verificar as variáveis de ambiente
fazendo env |grep ORA(isso supondo que existe um usuário oracle)

Reparei que você teve problemas com uma lib. Provavelmente ela está no home do oracle, mas você não setou
nenhuma variável de ambiente para esse path(normalmente ORALIB=$ORAHOME/lib ou algo parecido) você pode tirar a
dúvida fazendo um find <path_orahome/lib> -name <nome da lib>. Se você não encontrar, terá que procurar na
internet sources e compilar os headers para construir a lib para você. Ou... como vc disse que a configuração
do outro servidor é idêntica, vc pode copiar as libs do outro servidor, atentando para os paths corretos(Se a
distribuição é a mesma, e a configuração é a mesma, tem que funcionar!). Depois disso, certifique-se que os
paths das variáveis de ambiente estejam ok(logado como oracle),  e tente rodar o sqlplus novamente. Não se
esqueça também de configurar o tsnames que fica em ORAHOME/<versaooracle/network/ADMIN/. É um script que
facilita e muito a vida para quem quer se conectar no ORACLE via DBD::Oracle.

Espero ter ajudado

Cheers!

--
André Garcia Carneiro