[Cascavel-pm] Ajuda com o syslog

Segunda Março 26 07:46:45 PDT 2007

On Mar 26, 2007, at 2:08 PM, Marco A P D'Andrade wrote:
> Champs,
> Acrescentando mais um detalhe na afirmação do Flavio, lembre-se que
> via UDP vc pode ter linhas fora de ordem, eu já percebi esta
> ocorrência, ao acaso, em logs de correio, que utilizo este formato,
> cópia local, e reenvio via syslog para centralizadora, a fim de gerar
> estatísticas (não lembro de ter visto syslog via tcp)...

   Sem problemas com a ordem, posso reorganizar isso no parsing.
   Eu acho que o Syslog NG implementa logging por TCP... mas é mais
recente.

> Não conheço as sugestões do Solli, mas uma alternativa mais primaria
> seria o velho log-rotate (se não forem muitas instancias de apache),
> digamos de 5 em 5 minutos, rsync e merge ...  (unindo ideias do
> Luciano e Solli) ...
>
> Claro, alternativas mais elaboradas poderiam passar por módulos no
> apache para centralizar os logs... sei que existe uma opção para banco
> de dados, ou para performance, pode ser armazenado num bando de dados
> (mysql) eheh

   Obrigado, Marco.
   Eu acho que agora vou encostar isso até o pessoal aqui conseguir
demonstrar que eles precisam de dinheiro para comprar mais ferro... :-
P leva um tempão aqui para convencer o pessoal a abrir a mão. Mas
eles abrem bem aberta, quando ficam convencidos.

   Sobre a quantidade de informação: os servidores produzem cerca de
8Gb de logs cada um, todos os dias. Tenho um cluster de 10 máquinas,
e ele vai crecer para 40-60 em breve. Eu preciso de um jeito de
manter centralizados todos os logs das máquinas, sem que isso reflita
negativamente na performance: se a máquina não for capaz de usar o
log remoto por qualquer razão, ela tem de armazenar localmente até
ser possível enviar os logs para a central e tem de dar alarme, de
preferência de uma forma que eu consiga monitorar via smnp ou Nagios.

   Se você souber de alguma ferramenta que faz isso, o pessoal aqui
está começando a levar isso muito à sério agora...