[Cascavel-pm] Fwd: Programar ou reaproveitar (was: Listando sub-diretorios ...)

Marco Lima mago.perlbr em gmail.com
Terça Março 13 20:56:14 PDT 2007

Salve Wendel !

On 3/14/07, Wendel Scardua <wendelscardua em gmail.com> wrote:

> Acho que a questão não é bem essa. Código porco-ou-não é *ortogonal* a
> uso-ou-não-de-módulos-prontos.
> Se você quer escrever Código Porco, usar módulos prontos não vai te
> impedir :-)

Concordo e discordo ... não quer dizer que se você não usa módulo do CPAN
que você escreve "código porco" até porque esse código pode e deve parar no
CPAN e foi assim que ele surgiu !

> Escrever com utilizando gíria ou linguagem culta, bla bla bla.

> Bom, não sei se ele teve essa intenção, mas há gírias e gírias. Não vejo
> ele dizer que gíria é coisa de marginal, mas que SE você falar como marginal
> será mais difícil de ser entendido pelo resto da população.

Se o seu público são "marginais" no caso hackers ! vc vai ser entendio, e
podemos ver que a maioria na lista entendeu o código do Fernando.

No fundo a coisa toda a ter bom senso, e a ter dó de quem vai ler seu código
> depois. Não escreva um sistema crítico em forma de JAPH :-) , assim como
> você não responderia pra esta lista com linguagem de SMS:

Não se escreve sistemas com JAPH´s, eles não servem para isso e nenhum
momento foi usado JAPH´s.

1. É mt dfcl ntndr st frs. (SMS - JAPH)
> 2. Eh 1/2 diFiXiu iNtEnDeH exXxTa aKiii.  (Miguxês - Código Porco)
> 3. Vc acha q essa aqui é difícil ? Acho q não :-)  (Informal relativamente
> aceitável)
> 4. Esta frase é compreensível e segue a norma culta. (Forma culta)
> 5. Esta sentença, que encontra-se escrita nesta linha, é de fato uma
> sentença de acordo com a norma culta da língua portuguesa, mas mesmo assim
> vossa senhoria pode, por ventura, considerar um fardo compreender qual a
> informação que a mesma almeja transmitir. (Forma culta pedante :-) )

Novamente isso nunca seria um JAPH, depois você não está ensinando nada ...
e só fazendo brincadeiras e dificultanto a leitura.

 Eu, particularmente, prefiro ficar entre 3 e 4.

Eu prefiro a opção que será melhor entendida por quem vai ler.

Um pouco mais de "Código Porco", pode ser que dê para aprender um pouco de

> Assim como meu exemplo 1, pode ser até divertido tentar entender uma frase
> quase sem vogais ("s vc cnsg lr iss bm rpd vc dv tr algm prblm"), mas
> responder um email sem usar vogais é sacanagem. (e colocar JAPHismos em
> código de produção também é sacanagem)

Desculpa, mas está errado no seu exemplo 1 como já falei não ensina nada só
mostra mais uma maneira de escrever algo estranho, no código obscuro acima
você poderá aprender algo, e vai .... sugiro estudar o camel code para ver
como aprende muitas coisas lá.

Abraços;

Marco Lima
mago.perlbr em gmail.com