[Cascavel-pm] Subversion em Perl.org.br

Quinta Março 8 07:10:16 PST 2007

On Mar 8, 2007, at 3:45 PM, Marco Aurélio MACAÉ wrote:
> Bom dia, Caro Joenio Costa em Perl Mongers,
>
> Desculpe-me a minha ignorância...

   Ninguém nasce sabendo, meu caro... ;-) não é preciso se desculpar.

> Perguntas:
> O que é o Subvesion?

   Subversion é um sistema de controle de versão; ele permite que
você modifique arquivos (um programa, por exemplo) de uma maneira
controlada, sem precisar ficar fazendo cópias do arquivo para não
perder controle quando quiser voltar a olhar uma versão antiga do seu
arquivo.

   Ele também permite que muitas pessoas trabalhem ao mesmo tempo no
mesmo sistema, "organizando" as modificações em "versões" do sistema
que podem ser partilhadas por todo mundo, usando um mecanismo de
modificação e cópia bem-estabelecido.

   É uma ferramenta de desenvolvimento muito útil.
   Aprenda mais sobre ele aqui:

   http://subversion.tigris.org/

   Lamentavelmente, eu não sei indicar um site em português. Talvez
outra pessoa aqui conheça um bom?

> Qual é a finalidade repositório?

   "Repositório" é o nome técnico que se dá ao lugar em que um
sistema de controle de versão guarda as "cópias" do sistema,
organizadas (normalmente por número de versão). Você precisa ter um
repositório para usar um sistema de controle de versão, mas
normalmente apenas os programas do sistema de controle de versão é
que lêem e escrevem para este repositório.

   Aprenda mais sobre sistemas de controle de versão aqui:

   http://en.wikipedia.org/wiki/Version_control_system

   Novamente, me desculpe por mandar uma página em inglês.
Infelizmente, sobreviver na nossa área significa falar pelo menos
duas línguas (fora a sua) e estudar até o final da sua vida (não, não
tem moleza para quem gosta de programar computadores).

   Ficou claro? Se você tiver mais perguntas, pode mandar. ;-) Todo
mundo aqui é bem-vindo para fazer perguntas.
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}