[Cascavel-pm] Banco de dados

Sexta Junho 29 05:54:27 PDT 2007

> (Luis Motta Campos)++ # Orientador e amigo

> Parece a velha discusssão de qual distro/ambiente gráfico/banco de
> dados é melhor, as pessoas se esquecem que num mundo livre todos podem
> escolher a ferramenta que mais se adeque as suas necessidades. Por
> exemplo existem situações onde o oracle é menos apropriado do que o
> sqlite, como aplicações de pequeno porte, e isto não desqualifica
> nenhum deles em seus nichos. O Mysql é excelente para aplicações web
> de pequeno/médio porte, enquanto o Postgresql tem uma melhor
> implementação de aspectos que o caracterizam como um RDBMS.

Não é bem isso Macaé, na verdade o que estamos tentando fazer é provar por "A + B" que usar MySQL com MyISAM
não é adequado para problemas que envolvem bancos de dados relacionais.

Sacrificar integridade relacional é a mesma coisa que sacrificar a consistência dos dados(por que alguém iria
querer isso?). Por mais que alguém diga que é possível( e é mesmo, mas é estupidez), manter a integridade
através do código ao invés do banco de dados, não se justifica primeiro porque se já existe isso implementado,
testado, homologado, sacramentado etc... porque você vai implementar isso, sendo que terá que fazer a
manutenção desse código? Não tem sentido. Em segundo porque dependendo  da maneira como você implementar isso
você pode perder em desempenho, que é exatamente o motivo pelo qual se sacrificou esses elementos. Tudo bem, em
algumas(muito raras mesmo) ocasiões, você não precisará implementar isso, mas você mencionou 'web', e nesse
caso, meu caro, acho difícil ter aplicações que não precisem de um banco de dados relacional de fato, com
transações, integridade relacional, com um bom sistema de backups, redolog etc.

Finalizando, somente com as versões recentes do MySQL 5 esses elementos começaram a aparecer de fato. Mas acho
que ainda tem um bom caminho a percorrer para chegar a um nível de 'maturidade' do PostgreSQL, pense nisso.

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)