[Cascavel-pm] Boas desculpas para fazer Refactoring [Was: Refactoring Perl 1 - Extract Method]

Segunda Junho 25 06:14:39 PDT 2007

On Jun 25, 2007, at 3:03 PM, Lorn wrote:
> Interessante, infelizmente onde eu trabalho não há essa cultura de
> "refactoring", as coisas SEMPRE são pra ontem, fez, funcionou,
> produção ... :/
> Alguem tem esse problema aqui? ou coisa parecida? ou boas desculpas
> para fazer refactoring ? :)

   Eu usualmente atraso projetos baseados em código cut'n'paste, e a
desculpa é sempre a mesma: os programas precisam de estruturação
melhor, é complicado fazer manutenção, assim corremos muitos riscos
de ter atrasos...

   Claro, se teu chefe acha que ele consegue encontrar outro bacana
que faz o teu trabalho e não refatora, você corre o risco de ser
"refatorado" da empresa por atrasar metodicamente todos os teus
trabalhos...

   Eu costumo informar antes que vou atrasar, e os caras às vezes me
dão tempo para refatorar. Mas é sempre complicado, a gestão sempre
enxerga refatoramento como "re-trabalho", e eles querem saber que a
gente produza coisas novas... pelo menos, os gestores orientados a
resultados (99,999995% de todos os gestores que eu conheço) não se
importam em ter código que não se pode manter...