[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Sexta Junho 22 03:20:31 PDT 2007

> Eu acho que C é bom como primeira linguagem para um curso de
> *computação*, porque ela tá no meio termo, nem alto nível demais,
> nem baixo nível demais. Pelo menos até a pessoa ter uma leve noção
> de complexidade computacional,  e saber que o "sort" do perl  é-ou-
> deveria-ser O(n log n).

Como assim, "nem baixo nível demais"? Que outra linguagem, tirando
Assembly e Brainfuck, é de nível mais baixo do que C? :-D

Ou, colocando de forma diferente:

"You can see that machine language is very low level. But, at least
as a kind of social convention, high-level languages are often all
treated as equivalent. They're not. Technically the term "high-level
language" doesn't mean anything very definite. There's no dividing
line with machine languages on one side and all the high-level
languages on the other. Languages fall along a continuum of
abstractness, from the most powerful all the way down to machine
languages, which themselves vary in power." ( Paul Graham, no
excelente artigo "Beating the Averages" -- http://www.paulgraham.com/
avg.html )

Neste "continuum de abstração", C está numa ponta; LISP e as diversas
"linguagens de script" (como Perl, Python, Ruby e Lua) estão em outra.

De uma forma ou de os alunos de computação *precisam* passar por C.
Mas não é a melhor maneira de começar.

[]s

Nelson