[Cascavel-pm] Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Quinta Junho 21 10:25:06 PDT 2007

On 6/21/07, Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com> wrote:
> Se é para começar em baixo nível, porque não começar logo com Assembly?

Porque assembly não é uma linguagem de programação, é uma
transliteração de linguagem de máquina.

C++ só é baixo nível para programadores de baixo nível. Aliás... até C
é assim, em um grau menor.

> Mas, para começar, as pessoas deveriam usar linguagens de alto nível,
> e aprofundar-se aos poucos.

O problema é que se você aprender a linguagem X como primeira
linguagem, você fica apegado aos recursos dela. É como se fosse sua
língua nativa.

Minha primeira linguagem de programação de verdade foi Perl.

Quando programo em outras linguagens como Java, me sinto completamente
incomodado por não existirem hashes de fácil uso (não, eu não quero
criar um objeto e chamar métodos para cada acesso).

Quando estou manipulando strings em outras linguagens... cadê o split?
Expressões regulares então, nem se fala...

E por aí vai.

Mas um dos motivos mais importantes na minha opinião é que seria um
ótimo filtro: se o aluno está achando C muito difícil talvez ele
deveria procurar outra carreira. Trocar para um outro curso como
pedagogia ou literatura. Os futuros mantenedores do código que eles
iriam ter feito certamente vão se sentir agradecidos.

-Nilson Santos F. Jr.