[Cascavel-pm] SOAP / WebService

Agnaldo Macedo agnaldo em starweb-software.com.br
Sexta Junho 1 14:08:00 PDT 2007

No meu caso, Igor, estou vendo essa parte de WebService por necessidade.

Diversas empresas com que preciso trocar dados estão começando a pedir esse
tipo de forma para a troca de dados on-line.

Como comentei no meu email anterior, já realizo diversas trocas via XML
(HTTPService,XML-RPC, etc.).
Mas o uso de SOAP/WDSL começou a se tornar necessáriopara trocar dados com
algumas outras empresas, tanto a minha parte sendo cliente quanto a minha
parte sendo servidora.

----- Original Message -----
From: "Igor Sutton Lopes" <igor.sutton em gmail.com>
To: "Agnaldo Macedo" <agnaldo em starweb-software.com.br>; "Cascavel Perl
Mongers" <cascavel-pm em pm.org>
Sent: Friday, June 01, 2007 5:43 PM
Subject: Re: [Cascavel-pm] SOAP / WebService

On Jun 1, 2007, at 1:32 PM, Agnaldo Macedo wrote:

> É claro, um WSDL, um pacote SOAP, nada mais é do que um XML, porém,
> com sua própria estrutura.
> E as linguagens atualmente já possuem facilidades para tratar esse
> layout.

O maior problema neste caso não é a sua aplicação, e sim as
aplicações existentes que se utilizam desta estrutura de dados para
intercomunicação. Pense na necessidade que a sua aplicação terá em
conversar com estas aplicações. Caso não tenha necessidade neste
momento, e você quer utilizar apenas para comunicação entre pedaços
da sua aplicação, utilize o mais simples. Quando tiver a necessidade
de comunicação com outra aplicação que usa a estrutura XPTO,
implemente uma interface para XPTO.

Boa sorte!