[Cascavel-pm] Banco de dados

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Sábado Julho 14 19:33:07 PDT 2007

> Amigo, na verdade não tenho um emprego. É que comecei perceber que todas
> (ou pelo menos a maioria) das oportunidades de emprego que surgem, tanto
> as que vcs divulgam aqui na lista quanto outras, eles exigem o
> conhecimento de pelo menos um DB. É por esta razao que surgiu o meu
> interesse em aprender DB.

Iberê você é muito jovem, se eu não estiver enganado nem terminou o colégio,
mas a tua preocupação e teu interesse em apreender já demonstra uma
característica profissional que não é tão comum assim nos profissionais com
os quais eu trabalhei.

A tua preocupação sobre um sistema de persistência de dados é realmente
importante, e também complexa. Um banco de dados mal desenhado será, com
certeza, responsável pelo péssimo desempenho de um sistema. Agora como saber
se o bano de dados está mal ou bem desenhado ? Apreender o comportamento e o
impacto de um relacionamento, de um índice, de uma view, ou seja, de todos
os componentes relacionado ao armazenado e recuperação da informação.

Então Iberê se preocupe em apreender, e compreender, as leis que regem o
comportamento do armazenamento e a recuperação dos dados, e utilize um banco
de dados (SGBD -
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_banco_de_dados) que
tenha ferramentas onde você possa obervar estes comportamentos. O PostgreSQL
é uma boa opção, pois ele possue terminologia e funções que você encontrará
em todos os demais SGBD comerciais.

No mais, você pode observar que o pessoal aqui tem um bom conhecimento sobre
o assunto e estaremos aqui para contribuir com tuas dúvidas.

Solli M. Honório