[Cascavel-pm] [OT] No meu tempo...

Terça Julho 10 10:27:06 PDT 2007

On 7/10/07, Alceu Rodrigues de Freitas Junior <glasswalk3r em hotmail.com> wrote:
> Eu não sou moderador da lista, mas talvez os senhores pudessem resolver suas
> diferenças fora dela... é triste ver o nível das discussões cair dessa
> forma.

Eu concordo com isso. Em momento algum eu quis ofender alguém e tentei
ao menos manter um tom civilizado em minhas respostas.

> Eu acho que vai um pouco além de CLT Nilson... muitas pessoas competentes no
> Brasil não conseguem arrumar empregos para ganhar 1/3 do que teoricamente
> deveriam ganhar e às vezes nem isso. A área de TI no Brasil, por incrível
> que pareça, ainda é favorecida em termos de oferta de emprego e salários.

O que eu acho que ocorre é que os salários no Brasil são defasados em
relação ao resto do mundo. Isso acontece por diversos fatores. Em
especial o salário *bruto* gasto pelo empregador é bem menos defasado,
porém, o que cai no bolso é o líquido.

Mas, eu acredito que principalmente nos últimos 2 ou 3 anos em que a
oferta de empregos na área de TI aumentou (e melhorou) bastante, tem
se tornado mais fácil de se conseguir bons salários (para os padrões
nacionais).

> O Brasil não investe em pesquisas, exceto talvez pelas áreas da agropecuária
> e saúde. Sendo assim "não precisamos" de mestres e doutores em números
> maiores do que um punhado para "certificar" cursos novos em faculdades
> privadas.

Esse é o outro problema. Isso acontece porque a pesquisa e a obtenção
de propriedade intelectual parece ser bem menos valorizada por aqui.
Eu vejo as universidades fazendo ótimos trabalhos de pesquisa, de
extrema qualidade, se destacando no meio acadêmico, etc, no entanto o
número de patentes geradas no Brasil é esdrúxulo se comparado ao
gerado em outros países emergentes.

> A coisa aqui é tão feia que eu acho que deveríamos deixar esse papo pra lá,
> a menos que alguém tenha alguma boa idéia sobre como mudar as coisas. Talvez
> assim o assunto se torne mais construtivo.

É, talvez seja melhor mesmo. Eu sou culpado de sempre "morder a isca"
em discussões desse tipo (ainda mais que envolvam política). A minha
opinião é que a realidade brasileira é reflexão do seu povo e, bem, o
povo não vai mudar. Então essa discussão não leva à nada, apenas,
talvez à algumas pessoas insatisfeitas.

-Nilson Santos F. Jr.