[Cascavel-pm] Deletando o que já foi expirado...

Terça Julho 10 08:21:46 PDT 2007

On Jul 10, 2007, at 4:19 PM, Alceu Rodrigues de Freitas Junior wrote:
> Eu sempre achei que controle de sessão deveria ser problema de
> infraestrutura (do servidor) e não da sua aplicação propriamente
> dita. Com os detalhes que você passou, me parece mais um problema
> de arquitetura: colocar um script para apagar isso de tempos em
> tempos é só um remendo.
>
> Algum comentário de outros monges?

   Eu tenho sempre comentários.
   Se a tua aplicação está encerrando o tratamento e abandonando um
item criado por ela para trás, que não vai nunca mais ser usado por
ninguém, em tempo algum, você tem um problema de arquitetura muito
grave. Use Catalyst, é a infra-estrutura que você está procurando.
Bom, se você for trocar um sistema desestruturado por algo mais
estruturado e mantenível, eu sou capaz de recomendar que você use até
mesmo Ruby on Rails ;-)

> Eca! Alguns monges já deram sugestões nesse sentido. Se Catalyst
> for demais para você (e talvez seja, sua aplicação já está pronta),
> procure no CPAN por algum módulo que ofereça os controles dos
> cabeçalhos HTTP de "graça" para você. Tenho certeza que já existe
> algo assim por lá.

   CGI, para começar bem fácil. O HTTP::Head também. E é compatível
com o CGI::Application, o que pode ajudar muito.
   Mas eu recomendo muito jogar fora aplicação nova que tem problemas
de projeto e infra-esturtura "de base". Ainda mais se nunca foi ao
ar. Evita problemas maiores e mantém a tua boa imagem.

> De qualquer forma, eu nunca concordei sobre gravar imagens e
> arquivos "binários" dentro do banco de dados. Me parece um
> desperdício de espaço no banco. Eu prefiro armazenar um ID e o
> caminho aonde os arquivos estão.

   Isso é ruim em termos de manutenção: restaurar backups de um
sistema que aponta "caminhos" no disco quer dizer um passo a mais.
Claro, se a tua estrutura de base de dados é uma porcaria, isso pode
ser a melhor coisa a fazer: não usar a base de dados. ;-)

> Claro, isso parece conversa sobre o sexo dos anjos... alguém aí
> consegue explicar alguma vantagem em armazenar arquivos assim no BD?

   Eu já mencionei uma "vantagem". O sysadmin agradece. Claro,
existem outras. Mas agora não, eu tenho uns testes para escrever. Me
lembra que eu te escrevo mais tarde.

> Aí que concordo com você. Isso é uma rotina de manutenção do banco.
> Dependendo de qual você está usando, talvez fosse melhor usar uma
> procedure para fazer isso.

   Isto sim é desperdício. Se você sabe que o cara não vai voltar,
para quê manter os dados?
   Agora, se você não sabe se o cara volta ou não, tem certeza de que
este é o melhor jeito de resolver o problema?