[Cascavel-pm] [OT][Comment]: No meu tempo... [Was: JOB: Programador Perl/PHP em Porto Alegre]

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Terça Julho 10 05:46:52 PDT 2007

On 7/10/07, André Garcia Carneiro <andre.garcia.carneir em terra.com.br> wrote:
> Agências de fomento não tem nada a ver com vínculo empregatício, elas servem para patrocinar pesquisas(se for o
> caso, depende dos objetivos da agência de fomento). O que ocorre são regras específicas para os contratos com
> os envolvidos na pesquisa, ou seja lá o que for que a agência estiver patrocinando. No caso da FAPESP isso
> inclui a regra de que o benificiário do recurso não pode estar trabalhando em outra coisa, o que faz muito
> sentido pra mim.

Claro que tem a ver com vínculo empregatício, se você não pode
trabalhar em outro lugar, sua única fonte de renda e compromisso de
trabalho é com a agência de fomento, pode não cair em todas as
definições, mas ainda é um vínculo. E mais, o beneficiário não precisa
estar necessariamente envolvido com a pesquisa propriamente dita, o
administrador de sistemas aqui do instituto é beneficiário de bolsa
FAPESB e não faz pesquisa alguma, assim como poderiam beneficiar um
motorista ou pedreiro.

> Injusto sim, mas não completamente. É somente graças a esse regime que as pessoas podem batalhar empregos
> melhores, sem o risco de serem demitidos por causa dos jurássicos da maioria dos empresários aqui. Sem CLT
> ficaríamos na mão de empresariosinhos de merda como são a maioria no Brasil, ou seja, não investem nos
> funcionários e não se importam com as pessoas, apenas com o próprio bolso, e não fazem idéia de que não se
> importar com as pessoas refletem(em boa parte dos casos, do Maluf talvez não), nos seus próprios bolsos..

Bem, eu acho q CLT existe pra remendar um problema da sociedade
brasileira que é a alta demanda por empregos e baixa disponibilidade
de vagas de trabalho. Recursos humanos, do ponto de vista econômico
seguem as mesmas leis clássicas da oferta e procura. Se ocorresse a
relação contrária, não seria necessário tanta burocracia para empregar
um funcionário, as empresas competiriam entre si para ver quem paga
mais benefícios aos funcionários. Se não houvessem tantos empecilhos
para se contratar funcionários, haveriam mais vagas de trabalho, com
menos benefícios, mas seria melhor porque aumentaria o circulação de
moeda na economia. Pra mim, a CLT contribui com a estagnação da
economia, assim como qualquer outro processo que seja burocrático em
excesso.

> Não admito desrespeito nem de você, nem de ninguém... eu sou CLT, e não me considero incompetente, e as
> pessoas com as quais eu trabalho também não, então é óbvio que você está falando merda e está revoltadinho
> porque não ganhou o poney do papai anos atrás. Eu também não considero pessoas como o Champs incompetentes, e
> todos aqui que o conhece sabem do que eu estou falando, inclusive você.

Alto lá, acho que houve um erro de interpretação aqui, ninguém falou
"*todo* profissional contratado via CLT é incompetente". Agora, que é
verdade que o sonhos dos incompetentes é ser contratado via CLT e
passar o tempo todo coçando o saco sem se preocupar em ser demitido é
difícil negar. Você vê isso na maioria (não *todos*, não interprete
mal) dos cargos públicos, o funcionário passa num concurso público e
só pode ser demitido se cometer uma infração muito grave por isso, ele
pode ser improdutivo sem se preocupar em perder o emprego. Nas
empresas privadas, os funcionários incompetentes enrolam por alguns
anos e quando a multa por demissão sem justa causa fica preocupante o
suficiente para o empregador, eles simplesmente param de trabalhar,
mas continuam empregados porque vale mais a pena o empregador perder
dinheiro a prestação do que à vista.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia