[Cascavel-pm] [OT]: Truncando Datas no Oracle... [Was: SQL - ordenando]

Sexta Julho 6 00:01:33 PDT 2007

On Jul 5, 2007, at 3:06 PM, roan Brasil wrote:
> que banco vc usa? No Oracle vc trunca a data no where da seguinte
> forma.
>
> trunc(data_publicacao) < to_date('04/07/2007', 'dd/mm/yyyy')
>
> Espero ter ajudado.

   Roan,

   Existem muitas formas de comprar datas no Oracle.
   Esta, na minha opinião, não é das melhores práticas, por que
obriga você a operar sobre cada um dos registros da sua base de dados
(e, se você está usando Oracle, ou tem muito, muito dinheiro ou tem
muitos, muitos registros...).

   Eu aconselharia você ou a tentar acertar os tipos de dados da sua
base (usando ALTER TABLE para modificar o campo de timestamp para
DATE) ou a usar uma data-e-hora completa, no seu formato local de
data para fazer as comparações:

   SELECT *
   FROM publicacao
   WHERE data_publicacao < TO_DATE( '2007-07-04 00:00:00' )
   ORDER BY data_publicacao DESC, author

   Dr. André Carneiro, por favor revisa esta coisa, e me corrige se
eu estiver enganado... eu não estou muito seguro desta informação...
tua certificação é mais nova que a minha, você deve lembrar melhor
destas coisas... :-)