[Cascavel-pm] Boas desculpas para fazer Refactoring [Was: Refactoring Perl 1 - Extract Method]

Segunda Julho 2 13:26:07 PDT 2007

Donato Azevedo wrote:
> Aonde eu trabalho, o sistema nunca foi refatorado, mas foi costurado e
> remendado um zilhão de vezes. As costuras assumiram uma complexidade
> tão grande que é impossível definir o que realmente é executado (falta
> estruturação). Nestes casos eu nem sei se cabe um refactoring... ou
> não sei se existe refactoring de 100%...

   http://search.cpan.org/~pjcj/Devel-Cover-0.61/lib/Devel/Cover.pm

   Pelo menos você vai saber o que roda e o que não roda.

> Isto já aconteceu na empresa, mas o funcionario se refatorou (pulou
> fora). E ficou com má fama ( por falta de conhecimento dos que
> ficaram) por ser um programador refatorador, ou seja, que liberava o
> codigo somente após a segunda ou terceira revisão, ou que antes de
> começar algum projeto novo, pesquisava sobre o que já havia sido feito
> na web..

   É... realmente, eu acho que é muito bom você encontrar outro trabalho...

> O problema com só exigir coisas novas é que isso quebra o famoso ciclo
> da melhoria contínua, que por definição, é realimentado. Tem
> desenvolvedores na empresa que programam do mesmo jeito há 4 ou 5
> anos.... a 5 anos atrás, eu nem sei que versão de perl estava
> corrente!

   Hum. Era a 5.004, eu acho... mas já está ultrapassada, e os programas
novos usam palavras-chaves introduzidas com a 5.6 que não são mais
compatíveis com os interpretadores antigos.

> Eu não sou nenhum guru, mas me orgulho de mudar (para melhor) meu
> jeito de programar a cada ano...

   :-) Duas coisas:
   1. Se você se preocupa em programar melhor, já é ótimo sinal de que
as coisas vão bem;
   2. Até onde eu vejo, você sabe do que está falando. É também um ótimo
sinal.

   Veja se você se interessa por alguma proposta de trabalho (alguém na
lista está atrás de um cara para programar de casa, para os EUA). Pode
ser interessante para mudar de ares... ;-)