[Cascavel-pm] [SP-pm] Res: Benchmark & Catalys

Quarta Janeiro 31 05:22:05 PST 2007

On 1/31/07, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:
> Isto me faz pensar em outra coisa... pq não criarmos um benchmark ?
> Poderiamos criar um escopo de aplicação, tipo uma video locadora ou um site
> de apliação em ações, e lançar o desafio para as comunidades Perl, PHP,
> Phython e Java no Brasil.

Todo mundo é a favor de um bom benchmark.
O problema é *conseguir* fazer um bom benchmark. ;-)

> Frederico, será que existe alguma possibilidade da IBM emprestar alguns
> servidores para realizarmos um benchmark deste tipo ? E ainda mais que a IBM
> tem muita experiência em assuntos de teste.

Não são necessários "servidores para benchmark". O problema todo é o
benchmark em si. Tendo o código em mãos, um benchmark em um Athlon com
5 anos de idade ou em um Dual Opteron tem a mesma validade.

O dispatcher do Catalyst é mais lento que dos outros frameworks porque
possui muito mais recursos (como chained actions) que fazem com que o
processo seja mais complexo. Contudo, o fato é que isso é um tempo
irrelevante. O catalyst perdeu porque gastava algo em torno de 40ms e
o RoR gastava 20ms. Na realidade, uma query no banco de dados gasta
mais que isso e a renderização do template gasta mais que isso.

O dispatcher praticamente nunca é o gargalo, por isso não faz muito
sentido testá-lo, ainda mais de maneira tão simplista como foi feito
no benchmark em questão.

Use o Apache para servidor conteúdo estático, *como deve ser feito*.

E usaria o que no lugar?

-Nilson Santos F. Jr.