[Cascavel-pm] Como capturar "colunas" de texto com perl... [Was: Quando *não* usar Perl?]

Segunda Janeiro 29 23:17:32 PST 2007

On Jan 29, 2007, at 2:12 AM, Lorn wrote:
> Eu também fico entre Perl e C, mesmo não tendo muita experiencia de
> programacão em C, mas devo confessar uma coisa, varios "truques"
> que eu usava no bash, com sed, tr, etc eu consigo fazer com um
> comando em perl de 1 linha, só não consigo pegar colunas como o awk
> pega :/
> Exemplo:
> cat access.log | awk '{print $1;}'

   perl -aF '/\s+/' -lne 'print $F[0]' /etc/access.log

> Isso pega a 1a coluna do arquivo access.log do apache, que é o ip,
> eu não tentei muito, mais não consegui substituir isso com perl
> ( Claro, se eu fizer um script até dá, mais estou falando de um
> linha perl -e '....'  ) :D

   Obrigado pela descrição. A minha faz a mesma coisa... ;-)
Luis Motta Campos is software engineer,
perl fanatic evangelist, and amateur {cook, photographer}