[Cascavel-pm] Consulta ao registro.br

BOO mayakuuri em bol.com.br
Sexta Fevereiro 23 15:13:34 PST 2007

André,

Não é ilícito pegar os dados do whois, pois são dados de pessoas que
chegaram em você.
Se você estivesse querendo chegar nas pessoas e usasse o WHOIS pra isso,
ai sim seria "ilegal".
Na verdade, toda e qualquer informação na internet que está disponível
ao público de forma gratuita (ou seja, não precisa pagar, não precisa
ter login, etc) você pode usar e abusar. O máximo que vai acontecer é
que o registro.br (ou outros servidores de whois) vai ignorar teus
acessos por um tempo (pra evitar que tu clonasse a base deles)... Mas
isso não é crime não.
Crime é quando tu usa de técnicas sujas (SQL Injection Attack, Buffer
Overflow e afins) pra conseguir acessos a dados privados ou cujo
conteúdo é pago (e você não paga para pegá-los).
Desde que você só pegue os dados dos clientes que te visitaram, pode
ficar tranquilo que isso não é ilegal, crime ou ilícito.

Abraço.

Igor Garcia