[Cascavel-pm] Dados sobre Curso Perl - CDTC

Quinta Fevereiro 15 11:32:31 PST 2007

Concordo. E acho também que se deveria mostrar conceitos que são "quentes" no mercado hoje, como por exemplo
MVC, e mostrar como se utiliza Perl para aplicar isso. Você mesmo deve concordar que coisas como Catalyst,
Maypole etc, deveriam ser pelo menos citadas num curso desse.

> [...]
> Perl que, IMHO, é um excelente material educacional e foi projetada
> para ser lida sequencialmente. Além disso, o uso da documentação iria
> acostumar os aprendizes a RTFM. O problema é que boa parte da
> documentação ainda não foi traduzida para o português, o que traz à
> tona a reativação paralela do projeto de tradução da documentação do
> perl, que está praticamente parado (eu mesmo não tenho sido um bom
> exemplo de dedicação nessa questão, o perlboot que eu comecei a
> traduzir a alguns meses atrás ainda está pela metade :/).

Verdade! Preciso criar vergonha na cara também e ser mais ativo e começar a traduzir algo.

Traduzir é importante sim, mas acho que Perl não é exceção à qualquer outra linguagem em relação a tradução da
documentação(Microsoft não vale...). O que quero dizer é que se poderia não enfatizar tanto a questão de
tradução. Acho que seria mais interessante 'vender o peixe', como se diz, e mostrar como é interessante usar
Perl para desenvolver qualquer coisa, tentando DESTRUIR aquele 'estigma' de que Perl serve apenas para fazer
scripts para adminstradores de sistema e alguma coisinha com CGI.

> Sendo mais genérico (e ogro), acho importante que algo seja feito para
> que o projeto de treinamento em Perl acumule uma sinergia entre os
> colaboradores para que não seja mais um projeto que começa mas não
> termina (vide projeto de tradução das docs).

Humm. não vi nada de 'ogro' nisso. É só a verdade... ;- )

Um ogro "arrancaria árvores" e bateria nos colaboradores com elas para obrigá-los a traduzir a documentação,
entende !?...
Um ogro faria a pessoa para quem a "carapuça service" chorar na frente do monitor, ou ficar muito "P" da vida
com que ele escrevesse!!!

Algo mais ou menos assim:

Acho que devemos escrever menos e-mails e traduzir mais documentação, e do mesmo modo devemos agir com relação
ao projeto desse curso...

Sacou?
(Por favor, isso é só uma brincadeira, não acho isso de verdade ... e nem tenho direito de achar já que não
estou colaborando com as traduções ainda...)

: D

Cheers!

--
André Garcia Carneiro