[Cascavel-pm] Templating system wars: Mason x TT [was: index.pl - dêem todos suas soluções]

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quarta Fevereiro 7 09:28:05 PST 2007

On 2/7/07, Nilson Santos Figueiredo Junior <acid06 em gmail.com> wrote:
> "Mason - transformando Perl em PHP desde 1998"
>
> Pra qualquer que seja sua necessidade de templating, se o Template
> Toolkit não atender, tem algo errado na sua arquitetura.

Bem, eu estava meio que em cima do muro entre Mason e TT até algumas
semanas atrás. Eu usava TT meramente porque foi mais fácil de
aprender, dado os prazos apertados que estou tendo que cumprir. Decidi
pular de vez pro lado do TT quando me envolvi com o projeto Reaction e
li um thread na lista do Catalyst onde o Matt Trout (mantenedor do
Catalyst, DBIx::Class, entre outros) argumentava que ensinar TT a
designers com pouca noção de programação imperativa (porque raios
algum bom designer saberia fazer isso bem?) era bem mais fácil do que
ensinar Mason.
Além disso, os templates em Mason tendem a ficar lotados de lógica de
exibição de conteúdo, o que deveria ser feito fora do template, para
garantir mais flexibilidade e manutenibilidade. O pessoal do Reaction
costuma alegar que se você precisa de mais de dois loops dentro do seu
template, está na hora de refatorar sua aplicação, exatamente como o
Nilson mencionou.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia