[Cascavel-pm] [OT] Projeto Final: TWki Standalone

Gilmar Santos Jr gilmarjr em dcc.ufba.br
Segunda Dezembro 17 07:54:25 PST 2007

Saudações monges!

Estou concluindo minha graduação nesse semestre. Meu projeto final foi em cima
do TWiki[1][2], para deixá-lo mais rápido e flexível.

A monografia está disponível em
http://twiki.dcc.ufba.br/bin/view/MAT057/TrabalhosSemestre20072 juntamente
com as dos outros formandos.

Nem precisa mencionar o papel das facilidades do Perl e módulos da CPAN. Me
inspirei na arquitetura do Catalyst, que é muito boa por sinal!!

Quem estiver em SSA por esses dias, mais precisamente nesta Terça
(18/12/2007), fique a vontade de aparecer na defesa, que será as 17:00 na
sala 151 do Instituto de Matemática da UFBA (Campus Ondina). :)

1 - http://twiki.org/
2 - http://twiki.org/cgi-bin/search/Codev/TWikiStandAlone

[]'s
Gilmar

TWiki Standalone: Nova abordagem de execução para aumentar o desempenho
através do consumo racional de recursos

    * Autor: José Gilmar Alves Santos Júnior - gilmarjr at dcc.ufba.br
    * Orientador: Antonio Soares de Azevedo Terceiro

O TWiki é uma aplicação web para gestão colaborativa de conteúdo, bastante
poderosa, flexível e extensível. Tradicionalmente é executado como aplicação
CGI, que leva a grande consumo de recursos e baixa performance. A aplicação
de outros mecanismos de execução não é simples, nem há documentação oficial a
respeito. Este trabalho torna o TWiki independente do mecanismo de execução,
adiciona suporte a vários deles e desenvolve um que permite seu uso como
servidor HTTP independente. Foi realizado um experimento a fim de compará-lo
com o mecanismo tradicional, que indicou melhoria no desempenho e consumo
previsível de recursos.

Palavras-chave: aplicações web, wikis, TWiki, arquitetura de software,
avaliação de desempenho.