otimização em manipulação de texto

Rodrigo Fernandes fernandesrp em yahoo.com
Terça Dezembro 4 09:20:20 PST 2007

Caros Monges(jas),

Tenho um programa que executa muitas localização e
substituições em arquivos plain text, através das
divinas expressões regulares.

Basicamente, abro o arquivo, coloco o conteúdo numa
array através do operador diamante, pesquiso
linha-a-linha o meu fenômeno. Quando encontrado,
modifico-o, volto a salvar em disco e inicio tudo
novamente.

Bem, Perl é uma ótima linguagem, principalmente, para
mim, por eu não precisar declarar todas as variáveis,
mas Perl não deve ser à prova de estupidez, e acho que
meu código está um pouquinho estúpido.

Gostaria de saber a melhor forma de otimizá-lo.
Acredito que um caminho seria fazer todas as
alterações e salvar em disco apenas no final. Porém,
meus dados, eventualemnte, podem chegar a 500 Mb e
centenas de arquivos plain text, ou MUITO mais. Há
alguma forma "perlniana" de automatizar o fluxo
memória/disco para fins de otimização? Algo que
monitore a quantidade de memória necessária e decida
onde os dados serão armazenados. Ou nada disto é
necessário?

Abraço,

R. Fernandes

PS.: Também pensei em colocar tudo em BDlite e fazer
as manipulações (substituições) através desta
framework.