[Cascavel-pm] namespaces [off-topic]

Sexta Agosto 24 08:54:11 PDT 2007

On 8/24/07, eden <edencardim em gmail.com> wrote:
> Errm, não se for implementado da forma correta. A idéia do Singleton é
> de que o cliente da Classe não precisa saber quantas instâncias
> existem por trás das cenas. Um exemplo típico de bom uso de Singletons
> é para auxiliar na implementação transparente do padrão Flyweight.

Mas o Flyweight não é bem um Singleton. É garantir que não existem
vários objetos iguais repetidos, mas existirão várias instâncias de
uma mesma classe.

A idéia é que quando você está desenvolvendo você não deveria assumir
que quem vai utilizar sua classe deve saber ou não das coisas. Se, por
algum motivo qualquer, o usuário queira instanciar dois objetos (ou
fazer qualquer outra coisa mesmo), ele deveria ser capaz de fazer isso
sem malabarismos. Essa é a solução ótima no quesito reusabilidade.

Aliás, eu nem começo a falar mal de outras linguagens implementando
controle de acesso (private, protected, etc) porque daí eu acredito
que iria enfrentar *muita* oposição. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.