[Cascavel-pm] [OT] Postgres SQL, racionalmente... [Was: Duvida com bando de...]

Quarta Agosto 8 13:22:56 PDT 2007

On 8/8/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>   Sim, claro... sempre na próxima versão... agora, eu preciso de Database
> Links com criptografia, e schemas, ao invés de "databases". E seria ótimo ter
> uma arquitetura baseada em arquivos de dados, não em diretórios (meu sysadmin
> agradece - o consumo de inodes é menor).

Não é na próxima versão, o MySQL 5 é a versão atual! Quando você usa
InnoDB que é o padrão desde o MySQL, não são criados milhares de
arquivos de dados.

Não existe desculpa para não utilizar MySQL 5 e fazer afirmações
baseadas no MySQL 4. Fazem quase 4 anos que o MySQL 5 saiu. A versão
5.0.0 foi lançada em 24 de dezembro de 2003.

>   Bom, é EXATAMENTE disto que eu estou fugindo. Se eu não posso fazer eu
> mesmo, esquece.

Essa é a solução fácil. Você pode fazer você mesmo caso pesquise um
pouco. Você vai ter de utilizar particionamento e replicação
master-master. No final das contas, a empresa MySQL precisa de ganhar
dinheiro e por isso esse conhecimento é meio obscuro.

>   Bom, meu caro... todas as vezes que eu precisei fazer backups, a parte mais
> complicada era garantir que o que eu tinha depois de um restore era
> uma "imagem" consistente do sistema. E isso não tem nada a ver com
> qualificações, lamentavelmente. ;-)

Eu realmente não sei. Eu nunca fiz um backup de uma base de dados
MySQL. Todas as vezes que precisei de fazer ou restaurar um backup
isso foi feito por outa pessoa e nunca vi nenhum problema. Mas foram
poucas vezes.

>   É EXATAMENTE isso que eu não quero fazer - se eu tenho de depender de uma
> empresa externa para fazer este tipo de coisa, não estou interessado em
> manter responsabilidade nenhuma sobre a base de dados, e vou contratar Oracle
> ou IBM DB2 sobre qualquer coisa que eles queiram rodar - mas a
> responsabilidade é deles.

Você também pode conseguir esse conhecimento por outros meios. O
problema é que o pessoal do MySQL não vai te ensinar se você não pagar
(e eles têm todo o direito de fazer isso). Mas não é ilegal obter o
conhecimento por outros meios.

>   Espero que as minhas razões agora estejam claras - óbvio, isso não vale para
> todo mundo... cada caso é um caso, cada cabeça um conjunto diferente de
> experiências.

Claro. É que eu estou cansado de pessoas falando mal das coisas sem
explicar por que. Eu tinha uma boa idéia do que você ia falar (na
verdade, esperava até um pouco mais, você poderia ter citado que o
MyISAM não checa integridade de datas, por exemplo).

Contudo, principalmente no caso do MySQL vs PostgreSQL isso chegou num
nível irritante. Eu nem considero os dois como produtos que competem
entre si. São duas coisas diferentes. Em geral, utilizadas em mercados
diferentes. O Postgres até não muito tempo atrás (coisa de 2 anos) era
consideravelmente mais lento que o MySQL para a maioria dos casos
(apesar de ser mais eficiente em queries complexas). Além disso,
colocar um Postgres rodando é mais complicado que um MySQL.

Mas ninguém discute que é um banco de dados muito mais rico
feature-wise. Só que às vezes você não precisa disso e uma abordagem
mais simples satisfaz.

-Nilson Santos F. Jr.