[Cascavel-pm] XML no Perl

Segunda Abril 23 08:52:05 PDT 2007

On Apr 23, 2007, at 4:47 PM, Luciano Giordani Bassani wrote:
> Interessante esta discussão sobre XML.
>
> Também não sou fã de XML e prefiro mil-vezes usar uma base de
> dados. Até pq sou bastante preguiçoso.
> Mas (e existe sempre um "más"), existem situações que complicam a
> nossa vida.
> Eu estava acompanhando esta discussão, não esperança que algum
> "monge" desse uma luz e dissesse: "ei, já existe um módulo DBI para
> o xml", ou algo assim... hehehe

   Existe.
   DBD::XML.
   Mas eu não recomendo.

> A droga é estes modismos que vira-e-mexe surgem... Agora esta
> meleca de AJAX está na moda (e inclusive eu uso AJAX a algum tempo,
> mas sempre usando com parcimônia, em locais onde o iframe não fica
> tão bom quanto o AJAX)...

   Posso saber o que AJAX tem a ver com Perl?

> Pois bem, um cliente nosso cismou que quer-por-que quer uma parte
> do sistema deles em AJAX puro, com a base de dados em XML, pois
> para ele XML é a sétima maravilha do mundo. Foda.

   Por quê?

> Então agora estou fudido e mal pago, pois não adiantou dizer que o
> sistema vai custar 10 vezes mais em termos de dinheiro e tempo, do
> que se eu fizesse da forma tradicional com Perl + PostgreSQL... Eu
> cheguei até oferecer uma dupla php+Postgresql, mas não tem jeito.
> Ele quer em XML. Ah, também não adiantou dizer que o servidor vai
> precisar de um upgrade logo, se ficarmos usando muito XML... Não
> adianta. Ele quer estar na "moda".

   Mas você já aceitou fazer o que ele quer, e vai fazer, ou ainda
tem margem para conversar?
   Você falou muito, mas tinha de estar calado.
   Pergunte ao seu cliente: "Porquê?".
   Deixe que ele chegue à conclusão de que está errado
(aparentemente) sem ajuda.
   Mas não deixe nunca de perguntar porquê.
   Se ele disser simplesmente "por que eu quero", faz, e cobra duas
vezes o valor que seria justo.
   Se ele perguntar "por quê?" responda também "por que eu quero".

   Eduque o seu cliente, não o tente convencer de que ele não é o
dono da verdade.
   Mesmo por quê, afinal das contas "o cliente sempre tem razão"...