[Cascavel-pm] [Spam] Re: Catalyst no Brasil eq "sonho"?

Segunda Abril 23 04:20:22 PDT 2007

On 4/23/07, Steven Koch <stvkoch em gmail.com> wrote:
> Falam em uma empresa comercial por de tras das linguagem que estão em voga e
> que isso dá uma vantagem. Ok, até concordo com isso, mas se todos que usam
> Perl acreditam que é um produto realmente bom, porque então é que os 'monks'
> não ganham dinheiro com Perl de uma forma mais concreta, com produtos (ok,
> voces vão dizer que ganham dinheiro com Perl, pois usam em seus trabalhos,
> mas não é este o ponto, não falando de empregos mas produtos), assim como os
> profissionais de outras linguagens ganham dinheiro e desenvolvem seus
> produtos focando para o mercado.

Pode ser simplesmente uma suposição exagerada, mas eu suponho que
pessoas como o mst do Catalyst ganhem bastante dinheiro. Na verdade,
existem vários e vários produtos feitos em Perl. Vários dos sites "Web
2.0" por aí são feitos em Perl. Vários, inclusive, usam Catalyst (de
fato, eu mesmo trabalho com um desses).

A grande diferença no mundo Perl é que: 1) as pessoas têm bom senso e
sabem que existe a ferramente correta pra situação correta e por isso
2) não tentam vender uma coisa a qualquer custo, até porque não causa
benefício direto a uma entidade específica. Avalie o caso do Rails em
contra-partida, com a 37signals só tendo ganhado notoriedade de
verdade por causa do Rails.

> Sei que esta lista não é sobre produtos, mas sim sobre a linguagem, mas o
> que torna as linguagens fortes são os produtos que elas geram, se geram
> produtos desconhecidos, poucos programadores se ligaram a linguagem e a
> linguagem não atinge um 'status' que merece.

O que torna uma linguagem boa é a linguagem. Eu ainda estou tentando
entender o que tornau ma linguagem popular. É difícil você nomear 1
bom aplicativo ou sistema feito em Java, no entanto, aparentemente, é
a linguagem mais usada. Eu culpo a Sun.

-Nilson Santos F. Jr.