[Cascavel-pm] Python em CLR, Ruby em JVM...

Flavio S. Glock fglock em gmail.com
Quarta Setembro 13 14:01:51 PDT 2006

Nélson:

A tendência é de utilizar as máquinas virtuais exatamente como isso:
máquinas virtuais. Quer dizer, você pode rodar o que quiser em cima de
uma máquina virtual qualquer.

Do ponto de vista do Perl 6, já temos o p6-javascript (Perl 6 rodando
no browser) e o p6-p5 (perl 5 como máquina virtual).

Os Perl 6 em JVM e CLR só vão acontecer se houver interesse das
empresas que desenvolveram estas VM - não estou vendo interesse da
comunidade em dar suporte para isso. Acredito que somente depois de
alguns anos após o release do Perl 6 ele vá começar a entrar nos
planos de marketing destas empresas.

Por outro lado, o Parrot hoje é o "produto principal" da Perl
Foundation, que está investindo na implementação das mais diversas
linguagens e desenvolvimento de ferramentas.

A Sun e a Microsoft tem interesse no Parrot e no Perl 6 de uma forma
diferente: eles são uma plataforma de testes para muitas idéias
inovadoras, que estas empresas podem copiar se derem certo. O Larry, a
Audrey e outros já foram chamados várias vezes para dar palestras para
as equipes de desenvolvimento da MS e Sun.

Então este interesse das empresas é saudável, mas acho que nós da
comunidade Perl só vamos ver os resultados disso a longo prazo.

- Flavio S. Glock