[Cascavel-pm] Camisa

Luis Motta Campos monsieur_champs em yahoo.com.br
Domingo Setembro 3 08:15:57 PDT 2006

Iberê Oliveira Kuntz se Souza wrote:
> Aee mongers!!
> Num desses dias andei olhando o historico da lista e vi que voces tavam
> querendo fazer uma camisa pra nos mongers. Eu quero saber se essa ideia
> saiu do papel e como ficou? Se nao deu certo, estava pensando em fazer
> uma mesmo, e dae cada um da lista mandava uma sugestao de como devera
> ser a camisa.
> Eu quanto a isso jah tenho algumas sugestoes: o camelo( eh obvio) e
> alguma frase, pode ser o slogan da perl "EVMDSFI" (Existem Varias
> Maneiras De Se Fazer Isso), ou o mesmo slogan porem na versao em ingles,
> [...]

  Iberê, me desculpe, mas acho relevante comentar isto, mesmo parecendo
um preciosismo: não traduza os slogans do Perl.

  Quando você traduz os slogans e outras peças de cultura, você está
estimulando a difusão de cultura perl em lingua portuguesa, o que pode
ou não ser considerado como uma boa coisa para se fazer.

  Muito possivelmente, você deveria pensar que, fazendo estas coisas, se
equilibra numa balança complicada: de um lado, ajuda mais gente a entrar
na comunidade, e, ao mesmo tempo, cria uma "dissidência" minoritária que
não é capaz de se integrar com o restante da comunidade perl por causa
da barreira da lingua.

  Tome muito cuidado quando traduzir slogans e outras coisas
relacionadas com cultura, você pode estar criando confusão ao invés de
ajudar.