[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [Was: Como verificar se um registro já...]

Sexta Outubro 27 10:04:54 PDT 2006

> Eu não uso MSSQL faz mais de um ano. A ferramenta que utilizo cobre
> todas criações de índices, de tabelas e de constraints. Eu não tenho
> nenhum problema algum em escrever queries SQL na mão, quando preciso
> (no caso, por exemplo, de definir uma view, ou uma stored procedure,
> etc).

Bom pra você... E eu não sou contra usar ferramentas gráficas, muito pelo contrário, acho que elas ajudam na
produtividade e muito. Só que como eu disse antes, raramente elas atendem por completo, principalmente quando
se fala de BD. Criar um índice é uma coisa. Saber que ele está com problemas, e corrigir é completamente
diferente. Exige um conhecimento mínimo que seja. Esse era o ponto. Eu mesmo utilizo ferramentas gráficas, mas
não confio 100% nelas. E sou a favor manter o máximo de controle sobre aquillo que eu estou usando para
trabalhar, o que não significa que considero você um "herege", só porque vc não pensa assim. É só um ponto de
vista :)

> Não é possível a ferramenta criar uma tabela errado de forma que gere
> má performance no final das contas. Eu que defino o que ela vai fazer,
> quais serão os índices, as chaves. Eu não preciso me preocupar com
> detalhes como regras de quoting de indentificadores, como eu declaro
> constraints ou foreign keys (cada banco de dados que eu já vi varia um
> pouco).

Criar tabela não, mas SELECTs, usabilidade de índices com certeza.... : )

> Isso é irrelevante e se caso eu *realmente* precisar de saber, é algo
> que é feito com uma consulta de 5 minutos ao manual.

HAHA!!! Então vc concorda que você precisa conhecer um pouco de SQL ...

> Obviamente você usa Slackware. Ou nunca experimentou um SuSE ou um (K)Ubuntu.
> No máximo deve ter chegado perto de um Red Hat...

Para mim tudo que usa RPM como sistema base de pacotes fede!!! E para o seu governo eu usei o Ubuntu sim, e
gosto muito dele. Estou experimentando o Kubuntu e o Debian agora, e talvez eu largue do slackware, e pare de
sofrer por causa de ferramentas de pacotes idiotas que não resolvem dependências de uma forma satisfatória...
:) E já experimentei o SuSE e achei tão ruim quanto o RedHat...

> De fato, a única coisa que eu considero como produtos com boa
> usabilidade provindos da Microsoft são as ferramentas de RDBMS e o
> próprio Windows (talvez esse muito mais por costume). O resto é
> terrível. As ferramentas de desenvolvimento então... são as piores.

Discordo plenamente. A Microsoft mal consegue seguir padrões para o SQL e transações em seus produtos RDBMS.
Para mim é impossível qualificar esses produtos.

> Sim, ele possui um atalho. Você declara como SERIAL o campo.
> O problema é que isso é estranho e internamente você tem uma seqüência criada.

Não tem nada de esquisito, aliás, se você prestar a atenção vai ver que MySQL faz a mesma merda.

> Custava eles terem implementado a keyword AUTO INCREMENT?

Prefiro SERIAL, é mais curto para escrever :)

> Sim. As políticas existem. O problema é exatamente que elas são ruins.
> Um exemplo: versões antigas do DB2 tinham restrições esdrúxulas quanto
> a nomes de identificadores. Normalmente, toda empresa que definiu suas
> políticas nessa época, manteu a tradição das regras esdrúxulas pra
> nomes mesmo essa limitação não existindo mais em RDBMS modernas.

Bom isso eu não discuto, não estou lá para avaliar. O que eu sei é de amigos que trabalham nessas empresas....

--
André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)