[Cascavel-pm] Databases, SQL, e operadores "leigos" [OT]

Quinta Outubro 26 15:53:54 PDT 2006

On 10/26/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Olha, você está reclamando de barriga cheia do SAP.
> Existe farta documentação sobre SAP disponível em
> livrarias técnicas decentes.

Sim. E quando você é filiado a um programa da SAP você tem acesso a
uma especificação técnica via web, como eu tinha quando integrava
sistemas com o SAP.

O problema eram os detalhes. Nem tudo funcionava exatamente como a
documentação dizia. Existiam sutis diferenças entre versões que
estragavam tudo. E se o cliente tinha aplicado patches de atualização
você nunca tinha certeza sobre qual o comportamento de alguma
determinada função. Entre outras coisas como o "paraíso" de tentar
encontrar problemas em coisas escritas em ABAP com comentários em
alemão.

> E não é tão "obscurizado" assim: a SAP tem iniciativas
> como substituir ABAP por Java como linguagem de
> programação, sem falar no Netweaver que usa padrões
> abertos.

Realmente, isso não é da minha época. ;-)
Na minha época tudo no SAP era feito em ABAP. E olha que a minha época
era... ahn... 1-2 anos atrás?

Talvez estejam começando a entender que o sistema deles era uma coisa
abominável inmantível ou talvez tenha sido simplesmente uma
necessidade do mercado uma vez que logo logo vão ver que não faz
sentido pagar tanto pelo SAP (ou não).

-Nilson Santos F. Jr.