[Cascavel-pm] MVC

Igor Sutton igor.sutton em gmail.com
Quarta Outubro 4 08:42:10 PDT 2006

Oi Victor,

2006/10/4, vict0r <vgdias em gmail.com>:

> Srs.,
> tenho lido sobre desenvolvimento de aplicações web com perl usando MVC, vi
> que existem alguns frameworks para isso como Maypole.
> Gostaria da impressão de vocês, se possível, a respeito da utilização
> desses frameworks, vantagens e motivos, e se realmente vale a pena ou se não
> é sempre melhor criar sua aplicação usando os conceitos do MVS sem usar
> framework.

Eu sempre recomendo a utilização de um framework. A maior delas é que
utilizando um framework você terá com certeza muito mais credibilidade no
código que está utilizando. Escrever aplicações utilizando o conceito MVC é
trabalhoso, além de você estar reinventando a roda.

Existe alguma diferença de usar Embperl ou Mason por exemplo, levando em
> consideração  o MVC?

Os exemplos que você citou são apenas ligados á logica de apresentação. A
maioria dos frameworks permitem que você utilize aquele que você prefere.
Por exemplo, o Catalyst utiliza por padrão o Template-Toolkit, mas nada
impede que você utilize outro sistema de templates para isso.

O grande mote que move esses frameworks é abstrair aquele trabalho chato e
repetitivo de verificar entrada, argumentos, separar os dados, verificar
para qual método você vai enviar esses dados, etc.

Existem frameworks de maior e menor complexidade, daí cabe a você definir
qual vai pegar. O CGI::Application faz um bom trabalho, é simples, você pode
utilizar qualquer sistema de templates. Tem também o CGI::Prototype que o
Randal escreveu, que serve de base para o seu trabalho. Um exemplo de
framework mais completo e complexo seria o Catalyst (equivalente ao Ruby on
Rails, em Perl).

Espero que ajude a esclarecer.
--
Igor Sutton Lopes <igor.sutton em gmail.com>