[Cascavel-pm] Software comercial

Nelson Ferraz nferraz em gmail.com
Segunda Outubro 2 03:41:37 PDT 2006

vict0r wrote:
> Estou desenvolvendo um sistema e estou avaliando as possibilidades de no
> futuro distribui-lo comercialmente, e no momento analiso a questão de
> comercializar com uma licença fechada um sistema em perl.

Por favor não use "comercial" como um sinônimo para "não-livre". Isso
confunde dois assuntos totalmente diferentes.

Um programa é comercial se ele é desenvolvido como uma atividade de um
negócio. Um programa comercial pode ser livre ou não-livre, dependendo
da sua licença. Da mesma maneira, um programa desenvolvido por uma
escola ou por um indivíduo pode ser livre ou não-livre, dependendo da
sua licença. As duas perguntas: que tipo de entidade desenvolveu o
programa e qual liberdade seus usuários possuem são independentes.

Na primeira década do Movimento do Software Livre, os pacotes de
software livre eram geralmente não-comerciais; os componentes do sistema
operacional GNU/Linux eram desenvolvidos por indivíduos ou por
organizações sem fins lucrativos como a FSF e universidades. Mas nos
anos 90, softwares comerciais começaram a aparecer.

Software comercial livre é uma contribuição para nossa comunidade, de
forma que nós devemos encorajá-lo. Mas as pessoas que pensam que
"comercial" significa "não-livre" estão provavelmente assumindo que as
duas idéias são contraditórias e as rejeitam baseadas num equívoco. Seja
cauteloso, não use o termo "comercial" neste sentido.

http://www.gnu.org/philosophy/words-to-avoid.pt.html