[Cascavel-pm] Estilo (era: system)

Quarta Novembro 29 04:39:14 PST 2006

Agnaldo Macedo wrote:
> Desculpe se não me expliquei direito, não foi a intenção.
>
> O que quis dizer, ESPECIFICAMENTE, para essa dúvida, é: "-Em que
> impacta ter ou não as aspas na chamada da linha do system"

  Vou reescrever a sua frase em forma de pergunta, como deve ser:

  "Em que impacta ter ou não ter aspas na chamada do system()?"

  E agora, sim, posso responder (por que agora é uma pergunta):

  Quando você coloca aspas, o interpretador de Perl tenta construir uma
string (aspas constróem sempre strings), e compôr o conteúdo da string a
partir do texto passado dentro das aspas, e combinado com as variáveis
que você tiver citado.

  No seu caso, tudo o que você deseja é que a variável (e não uma string
construída a partir da tal variável) seja passada numa chamada para uma
função padrão do Perl (neste caso, system()).

  Agora que temos contexto o suficiente, respondo à sua pergunta: você
ganha tempo ao não usar aspas e fazer uma interpolação inútil de
variável antes de chamar system(). Também ganha consistência no seu
código, por que alguém muito criativo pode eventualmente desejar passar
outra coisa que não um comando, diretamente, mas um objeto, ou outra
coisa qualquer, e ter isto interpolado numa string pode estragar a idéia
deste sujeito...

  Espero que agora tenha ficado claro.
  Não é preciso ter medo de perguntar. Apenas preste atenção ao fazer
perguntas, para que a gente as entenda. ;-) Fica muito mais fácil responder.
Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR
Hobbyist Cooker and Photograph