[Cascavel-pm] Res: Perl

Terça Novembro 28 09:22:59 PST 2006

On 11/28/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> OK, o modelo de segurança do Linux (se entendi
> direito, e estamos falando sobre atributos de acesso à
> arquivos) no UNIX é mais simplório do que o Windows,
> que possui ACL's. Isso dá dores de cabeça se você
> precisa criar regrar complexas com vários grupos de
> usuários.

Note que "ser mais avançado" != "ser mais apropriado". Eu,
particularmente, prefiro muito mais o modelo Unix tradicional para
permissões - é simples e atende a maioria das necessidades.

Mas nem por isso pode-se deixar perpetuar a miopia da suposta
inferioridade tecnológica da Microsoft em todos aspectos. O modelo de
permissões no Windows é extremamente avançado, principalmente se você
considerar que ele foi criado há *muitos* anos atrás. Hoje em dia
existem formas de controlar ACLs no Linux mas o principal problema é
que o funcionamento não é nem de perto tão integrado e "polido" quanto
no Windows. Quando você utiliza ferramentas Microsoft com o MSSQL, o
Biztalk Server ou o famigerado IIS este mesmo framework de permissões
está lá pra você. Isso é bastante útil em organizações que querem ter
controle rígido de permissões em tudo, com poucos esforços.

O problema das coisas do Windows é que parece que existem
desenvolvedores muito bons e muitos ruins lá dentro. Então o Windows
possui um ótimo sistema de arquivos (NTFS), com todas as coisas que um
usuário Unix esperaria de um sistema de arquivos, mas ele é utilizado
como um FAT com permissões pelo Windows. O NTFS tem suporte nativo pra
links, mount points além de outros recursos interessante como as
alternative data streams. O problema é que nem a própria API do
Windows sabe utilizar os recursos direito.

O resultado que você tem é o mesmo de quando se coloca um
desenvolvedor medíocre pra trabalhar com Perl: sai uma porcaria
gigantesca. Ele deveria estar programando em Java.

PS: de fato, estou lendo um post de um ex-empregrado da Microsoft
bastante interessante em como eles gastaram mais de um 1 ano de um
time de 8 pessoas para implementar o botão de desligar do Windows
Vista. Link: http://moishelettvin.blogspot.com/2006/11/windows-shutdown-crapfest.html

-Nilson Santos F. Jr.